Comida vegana congelada – Vantagens e desvantagens

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens do consumo de comida vegana congelada, fica com a gente para saber como aproveitar melhor este recurso.

Nem sempre temos tempo para cozinhar refeições gostosas e variadas ao longo dos dias. Pois sempre falta aquele tempinho de dar um pulo na feira ou o próprio tempo de preparo.

Tudo isso ficou ainda mais complicado com a pandemia, quando passaram a faltar alguns gêneros em casa e nos mercados e o tempo continuou curto. Pois mesmo em casa, passamos a assumir atividade alheias.

Então a solução é adquirir refeições prontas congeladas que, se conservadas de forma correta, podem permanecer até 10 dias em resfriamento (0 a 5 ºC), 20 dias em um congelador comum (-5 a -10 ºC) e mais de 30 dias em freezer (-10 a -18 ºC). Isso considerando os valores indicados pela ANVISA.

Lembrando que o fato dos produtos veganos serem livres de ingredientes de origem animal, estes prazos de validade são ainda maiores

Alguns alimentos ao serem congelados perdem entre 5 a 15% do valor nutricional, pois alguns minerais, vitaminas e demais nutrientes sofrem alterações. No entanto ainda é melhor consumir um alimento congelado saudável na hora certa do que consumir um fast food ou ficar com fome, por exemplo.

Comida vegana congelada

Vantagens

Economia de tempo e dinheiro: Sem dúvida esta é a vantagem das vantagens. Quando preparamos o alimento não devemos considerar apenas o custo dos materiais, pois usamos tempo para comprar, preparar e até limpar os utensílios e ambiente de preparo. Você já parou para calcular isso? Então considere isso dentro do valor de cada marmita que você compra e perceba como pode ser vantajoso.

Variedade nutricional: Você não precisa comprar inúmeros ingredientes e fazer um prato diferente por dia. Deixe isso com a Vegaria ou qualquer outro produtor que faça vários pratinhos para você ir degustando ao longo da semana.

A variedade nutricional não só é bom para seu corpo como para sua felicidade, pois já é provado que quem come coisas diferentes tende a ter menos depressão, ansiedade, etc.

Qualidade nutricional: Como falamos anteriormente, você tem algo para comer já evita consumir um doce ou até uma simples paçoca no lugar da sua refeição principal. Nós vegetarianos e veganos temos muita dificuldade em encontrar produtos de qualidade.

Controle de quantidade: Você pode falar com o produtor para saber os ingredientes e temperos. Pois quase sempre as marmitas veganas são produzidas artesanalmente e com ingredientes naturais. Aqui em Recife temos inúmeros produtores de comida congelada vegana que vendem pratos prontos ou apenas a “mistura”.

Na lojinha da vegaria você tem as duas opções. Basta acessar (www.vegaria.com.br) para ver uma listinha incrível com burger, carnes vegetais além de pratos prontos congelados com preços bem legais.

O melhor é que entregamos em todo o Recife e em alguns bairros de Jaboatão e de Olinda

Desvantagens

Naturalmente o congelamento oferece algumas dificuldades. Afinal, sempre temos que lidar com o outro lado da moeda. Vamos ver onde os congelados perdem das comidas feitas na hora?

Perda de sabor e textura: Naturalmente o congelamento diminui um pouco a qualidade visual dos alimentos, perde um pouco do sabor e da textura. Mesmo assim é possível minimizar estas perdas com um congelamento correto. Ao final deste post temos um passo a passo para descongelar sua marmita vegana.

Limitado a alguns tipos de vegetais: Nem todos os vegetais ficam relais no congelamento, como tomate cru, folhas curas e outros tipos de salada. Portanto, o ideal é reservar um tempinho para preparar uma saladinha crua para acompanhar seu almoço ou janar.

Perda parcial de propriedades nutricionais: Como falamos anteriormente, 5% a 15% dos valores nutricionais podem ser perdidos pelo congelamento.

Vale ressalta que não existe método mais eficiente para conservação de alimentos além do congelamento!

Falta Espaço: Ao estocar qualquer tipo de alimento você vai precisar de espaço e é um problema recorrente em vários núcleos familiares a falta de espaço no congelador. Especialmente se as pessoas da sua família estocam carne :(. Então fica difícil armazenar até 2 dias de refeição, imagina uma semana inteira. Vale negociar com as pessoas da sua casa para conseguir este recurso.

Como descongelar marmita vegana passo a passo

O ideal é que o descongelamento seja gradual, ou seja, coloque o produto em temperaturas maiores até chegar na temperatura ambeinte.

  1. Retire o produto do freezer e coloque num congelador por 3 ou 4 horas (Caso você não tenha freezer, desconsidere esta etapa)
  2. Retire o produto do congelador e coloque num refrigerador por 3 ou 4 horas
  3. Retire o poduto do refrigerador coloque à temperatura ambiente.
  4. Em seguida aqueça em microondas com tampa semi aberta direto no pote ou em um prato. Se a comida estive rmuito seca, adicione um copo de água ao lado do prato dentro do micro.

Se você tiver um marmiquente fica melhor ainda, pois o aquecimento e realmente gradual. Você só precisa se organizar para ligar ele alguns minutos antes de comer.

Agora, se você não tem tempo e rotina para tantos passo. Retire do congelador e coloque no refrigerador uma noite antes.

Onde comprar comida vegana congelada

Esta é bem fácil responder, pois todos sabem onde comprar comida vegana congelada de qualidade e com praticidade aqui em Recife. Pois basta acessar o nosso site e escolher. Todos os pratos feitos com muito carinho, Também aceitamos ideias de preparo, basta comentar abaixo ou nos enviar uma mensagem pelo Whatsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *