[notícias] Hambúrguer animal ou vegetal: Qual o mais saudável?

Hambúrguer vegetal industrializado

Hambúrguer de carne ou vegetal: qual é mais saudável?
Recentemente alguns tipos de hambúrguer á base de plantas surgiram no mercado.
O sabor muito parecido com o natural fez surgir a discussão entre profissionais de nutrição sobre o quanto esses produtos são saudáveis. 

Gabriela Cilla, nutricionista, diz que que os dois tipos de hambúrguer podem não ser nada saudáveis.

“Os dois podem ser prejudiciais a longo prazo, principalmente a depender da quantidade consumida.”

O hambúrguer de origem animal tem uma alta quantidade de gordura e sódio, que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, aumento nas taxas de colesterol e disfunções na tireoide.

Já hambúrguer vegetal industrializado tem uma alta quantidade de conservantes e aromatizantes, que podem ser carcinógenos por serem elementos que aumentam o risco de desenvolvimento de tumor.

A nutricionista ainda diz que para ter uma alimentação saudável o importante é ir para cozinha, comendo carne, ou não.

“Hoje tem muitas hamburguerias que fazem de forma caseira também, mesmo que eles adicionem farinha ou alguma coisa para dar liga, é muito melhor que o fast-food. Tanto o de carne quanto o vegetal.”

Comparando a versão caseira dos dois hambúrgueres ela afirma que a carne tem uma maior quantidade de proteína, porém é de mais difícil digestão.
A carne animal também pode ser cancerígena para pessoas com sistema digestivo menos eficiente, já que por demorar muito para ser digerida, ela acaba apodrecendo dentro do organismo.

Já os hambúrgueres caseiros vegetais não dão efeitos colaterais da digestão, como azia e têm mais fibras e gorduras boas.

A nutricionista conclui que a dieta à base de plantas e sem proteína de origem animal pode ser muito saudável.

“É importante um acompanhamento. Pode comer de vez em quando [hambúrguer de planta], mas no dia a dia tem que fazer escolhas mais saudáveis”,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *