[tour vegano] Empório Pura Vida

O Tour Vegano é um quadro do nosso blog onde visitamos estabelecimentos que oferecem opções veganas em seu cardápio. O estabelecimento escolhido desta vez foi o encantador espaço do Empório Pura Vida em Casa Forte

A visita, fotos, impressões e opiniões do local e da comida foram feitas por Kátia Lima, nossa parceira do Só Come Soja

Olá, Pura Vida pra você! Conheça este lugar e se apaixone 

Sabe aquele lugar que você entra e não quer mais sair? É a Empório Pura Vida! Entre temperos, aromas, comida boa e gente bacana, as horas passam e você nem percebe. A Empório de Casa Forte é ampla, uma loja de 250 metros quadrados, climatizada, com estacionamento para 20 carros, e em parceria com produtores locais, funciona um café repleto de deliciosos salgados e doces veganos.

A variedade e qualidade dos produtos são um diferencial do Empório Pura Vida

Para falar mais sobre o empreendimento, bati um papo com Josias, um dos empreendedores da Empório. Com sua barba longa e muita simpatia para atender os clientes, Josias me falou que vem de uma família que trabalhava com supermercados e a medida que ele foi mudando seus hábitos alimentares, percebeu que uma empório com opções saudáveis era uma necessidade. Assim, entre a fase de ideia e um sócio para dividir os desafios se passaram dois anos e finalmente em 2011 nascia no centro do Recife a Empório Pura Vida.

O estabelecimento, assim como Josias, começou vegetariano e foi mudando de acordo com as mudanças de valores dele também. Hoje tanto a loja de Casa Forte quanto a do Centro da cidade, que fica em uma área mais popular, são veganas, e praticam os mesmos preços. Na loja você encontra uma infinidade de produtos a granel, como a lentilha rosa e a comum que são canadenses, já que o Brasil não produz lentilha. Tem ainda grão de bico mexicano, nacional, e é possível encontrar também vários produtos locais, como queijos de castanha, kombucha e kefir. 

Produtos locais e até internacionais fazem parte do leque de opções da loja

E tem mais. Mensalmente acontece o sábado árabe, mais ele acredita que no mês de dezembro acontecerá com mais frequência, então se liga. O chef libanês Abud, que já mora no Brasil há muitos anos é o responsável por fazer tanta gente feliz com suas delícias árabes.

O chef libanês Abud e suas delícias árabes

Na ocasião tem sanduíche de falafel, doces e torradas artesanais que você pode comprar pra levar para casa. Gente, é o melhor sanduíche de falafel que já comi na minha vida. Vale muito a pena conferir!

Doces Árabes divinos!
É de dar água na boca!
Sanduíche de falafel

E a loja está com uma novidade!!! Como o público da empório são praticantes de yoga e tá muito ligado a cultura indiana, Josias percebeu a oportunidade de oferecer esses produtos aos seus clientes, já que na região não havia. No espaço é possível encontrar tapetes, almofadas, roupas, sandálias, objetos de decoração e muito mais.

Produtos da cultura Indiana disponíveis no Empório

A Empório também é um ponto do CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura). O CSA é um modelo de relação entre agricultor e consumidor, onde um grupo de pessoas se reúne para financiar o produtor rural, e em troca recebe os alimentos. Um projeto que valoriza a agricultura orgânica, sustentável e familiar, melhorando a vida para quem planta e levando alimentos saudáveis para quem compra. A Pura Vida foi o  segundo ponto de coleta do CSA instalado no Recife. 

Você que leu até aqui, diz aí se tu não tá encantado. E garanto que vai ficar ainda mais. Quando perguntei a Josias, sobre a escolha do nome “Pura Vida” ele disse que é uma expressão da Costa Rica. Essa é a forma como eles expressam as melhores energias e desejam coisas boas uns aos outros. Pura vida pode ser um “bom dia”, “boa tarde”, “obrigado” além de várias outras coisas. 

Fiquei tão encantada com essa informação, que resolvi pesquisar sobre o assunto e vi que a expressão recebe uma interpretação mais abrangente e profunda. A “Pura Vida” simboliza para os costa-riquenhos a simplicidade da boa vida, o apego à humildade, associada com satisfação, alegria e bem estar.  São pessoas intensas, disponíveis e simpáticas que sabem apreciar o simples e o natural com felicidade e otimismo.

Tá explicado porque a gente se sente tão bem quando vai na “Pura Vida”.

Fotografia e texto por Kátia Lima

Perfil: Apaixonada pela culinária vegana, adora comer, cozinhar e compartilhar suas experiências, gosta de conhecer pessoas, adora bichos, livros e fotografia 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *