[tour vegano] VEGostices

O Tour Vegano é um quadro do nosso blog onde visitamos estabelecimentos que oferecem opções veganas em seu cardápio. O estabelecimento escolhido desta vez foi a aconchegante casinha da Vegostices, no Pina.

A visita, fotos, impressões e opiniões do local e da comida foram feitas por Kátia Lima, nossa parceira do Só Come Soja

Restaurante no Pina: Vegostices, simples e gostoso

Vegostices é daqueles restaurantes que provavelmente não vão te chamar atenção se você passar na frente. Ele fica numa rua tranquila no bairro do Pina, discreto, simples, mas bem acolhedor. 

Na recepção da Vegostices sempre tem um sorriso aberto

Já na entrada a gente se depara com o sorriso largo da Natália, proprietária do estabelecimento, que atende a todos com muito carinho e atenção. Em conversa com a Natália, ela me contou que o restaurante foi montado com itens que foram doados pela família, e que ela e o esposo Jarde, pesquisaram o significado das cores e optaram pelo amarelo e azul, cores que traz solaridade, energia, felicidade e tranquilidade. 

Na decoração você encontra telas feitas pela própria Natália que já expôs seu trabalho na Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, um trabalho criativo, assim como a comida vegana. No local você também encontra algumas peças que são de tapeçaria, da bisavó da Natália. Vê que amor!

Decoração com telas pintadas pela própria Natália

Um empresa familiar, que preza pelo bom atendimento e procura sempre atender a todos de braços abertos para que se sintam acolhidos. Ela faz a comida, recebe as pessoas, responde nas redes sociais e atende o telefone, criando um laço de amizade com seus clientes, fazendo questão de saber o nome de cada um. Lugar cheio de harmonia, união e respeito a todos.

O movimento por lá é sempre intenso

E por falar em união, o espaço abriga uma mercearia, com queijos, geleias, pastas e outras delicias, tem também tortas e salgados pra você tomar com aquele cafezinho coado. São comidinhas de outros empreendedores, para que você possa conhecer o trabalho dessas pessoas, e o lugar ainda conta com uma lojinha repleta de produtos artesanais e veganos, claro. Tem cosméticos, roupas, acessórios, plantinhas, dá vontade de levar tudo pra casa. Uma casinha colaborativa, que como a Natália mesmo falou, a galera cresce junto com eles. Ela ressalta ainda que a Vegostices é a expressão de pessoas que trabalham junto em prol do veganismo. Há, e eles são pet friendly.

Loja colab da Vegostices

Agora vamos falar de comida né?! Eles trabalham com o prato do dia, observando as frutas e verduras da estação pra ver o que consegue montar com essas opções, e o prato não se repete durante o mês. Todos os dias um prato diferente, o valor é sempre 16,00 e se o cliente comer tudo, ganha a sobremesa.

Prato lindo, colorido e bem servido da Vegostices

Além de ter o preço acessível, existe uma preocupação com o desperdício de alimentos. Antes de servir o prato do dia, é perguntado aos clientes se eles querem retirar algo da opção. Essa prática surgiu a partir da observação da grande quantidade diária de sobras de alimentos. Natália remete a sua avó, que dizia que “se não comesse tudo, não ganharia sobremesa”.

Incentivo ao não desperdício <3

A proposta deles é oferecer um prato que sacie o cliente, mostrando que comida vegana não é cara, pode ser bem servida e gostosa. Eles não trabalham com nada de origem animal, ambos são veganos e o restaurante está em parceria com uma empresa familiar de produção orgânica. A ideia é oferecer saladinha orgânica para seus clientes e sempre que possível, oferecer uma feirinha no espaço.

No dia da visita, o prato do dia era couve recheada com legumes assados ao hortelã, creme rosado de macaxeira, arroz de açafrão, feijão de corda e salada. Hummm, o feijãozinho tava bom demais!

Há, fiquei sabendo que o carro chefe deles é a moqueca, a berinjela parmegiana e o “peixe” vegano. Também tem a feijoada e a dobradinha que são preparados com soja e legumes defumados artesanalmente. Já quero conhecer esses queridinhos, por favor me chamem! 

Fotografia e texto por Kátia Lima

Perfil: Apaixonada pela culinária vegana, adora comer, cozinhar e compartilhar suas experiências, gosta de conhecer pessoas, adora bichos, livros e fotografia 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *