[dicas] Cinco substitutos do ovo para preparar pratos veganos

Muitas pessoas evitam os ovos porque são veganas ou têm alergia. Então, se você tem uma restrição alimentar, ou é adepto(a) do veganismo, ou você apenas está sem ovos em casa, há diversos substitutos que você pode usar. A renomada nutricionista americana Bonnie Taub-Dix, criadora do BetterThanDieting.com, dá cinco dicas para fazer essa substituição.

1. Puré de abacate
“Um quarto de xícara de abacate amassado é um ótimo substituto para um ovo em produtos assados, onde também pode substituir o óleo”, segundo Taub-Dix. É possível que ele dê uma cor meio verde ao alimento, então se isso te incomodar, o ideal é usá-lo em receitas com mais ingredientes, como brownies.

2. Leite de amêndoas e limão
Para substituir um ovo use um quarto de xícara de leite de amêndoa e algumas gotas de limão, para acrescentar acidez e espessura

3. Puré de banana
Bananas são como abacates: você se distrai cinco minutos e pronto, estão maduras (às vezes mais do que o esperado). Quando isso acontecer, você pode substituir os ovos usando um quarto de xícara de purê de banana para cada ovo. “Eles são ótimos para todos os produtos assados”, diz Taub-Dix. “Mas não funciona para uma omelete falsa.”

4. Manteiga ou pasta de amendoim
A manteiga de amendoim faz uma boa substituição para os ovos. Taub-Dix diz para adicionar um pouco de líquido de sua escolha (como água ou leite de amêndoa) a três colheres de sopa de manteiga de nuts. Use-o como uma alternativa em receitas que já exigem um perfil de sabor de nozes, como biscoitos ou bolo.

5. Molho de maçã
O molho de maçã é pouco comum no Brasil mas bastante uado nos EUA. Tudo o que você precisa é de um quarto de xícara para substituir um ovo. “É líquido o suficiente, então não adicione nada”, orienta Taub-Dix.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *