[lista] 20 Documentários sobre veganismo

Se você é adepto ao veganismo ou está iniciando sua jornada rumo a esse estilo de vida ou simplesmente tem a curiosidade sobre o assunto, esses documentários irão te esclarecer e ajudar na inspiração e motivação na transição para um modo de vida compassivo.
Esses documentários demonstram vários pontos do porque devemos seguir o veganismo tendo consciência do todas as nossas atitudes na vida. Pelos os animais, pelo planeta e pela nossa saúde.

Os documentários abaixo mostram o veganismo em vários contextos — alguns ressaltam seus benefícios para a saúde, enquanto outros mostram a crueldade animal e os problemas ambientais causados pela indústria da carne. São abordagens diferentes, mas todos eles mostram o mesmo caminho: um estilo de vida ético e saudável, sem produtos de origem animal.

1. FORKS OVER KNIVES ( TROQUE A FACA PELO GARFO)

Forks Over Knives é um documentário maravilhoso e tem veganizado muitas pessoas pelo mundo. Você sabia que uma dieta baseada em vegetais pode prevenir e até reverter doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e diabetes tipo 2? A proteína animal é um dos maiores agentes cancerígenos. Assistir para aprender a chocante verdade!

2. COWSPIRACY (A CONSPIRAÇÃO DA VACA)

Cowspiracy é de longe o documentário favorito de muitos veganos. Ele faz assumirmos a responsabilidade por nossas próprias ações. A cada dia vem inspirando as pessoas viverem uma vida mais sustentável e a valorizar a vida de outras espécies que também vivem nesse planeta. Esperamos que o documentário tenha o mesmo efeito em você.

3. ESPECIESISM (ESPECISMO)

Este filme ilustra os como seres humanos se sentem superiores a qualquer outra espécie no mundo. Usando essa superioridade para justificar a matança de milhares de milhões de animais a cada ano. Mas será que somnos realmente mais importante do que nossos companheiros terráqueos? E se assim for, isso justifica o nosso comportamento em relação a eles?

4. BLACKFISH

Blackfish é um documentário comovente sobre as centenas de baleias assassinas que vivem em cativeiro. Ele se concentra em uma orca particular chamada Tilikum, capturado por Sea World em 1983. Demonstrando quais são as consequências e perigos de manter estes belos animais fora do seu habitat natural.

5. SIMPLE RAW (SIMPLISMENTE CRU)

Este documentário é absolutamente interessante! Você tem Diabetes Tipo 2? Este documentário vai mudar a sua vida! 6 pessoas participaram do teste para reverter a diabete em apenas 30 dias. Deixando de fora qualquer tipo de medicamento. Simplesmente por comer uma dieta de frutas e vegetais crus.

6. EARTHLINGS (TERRÁQUEOS)

Terráqueos mostra que  mais de 150 bilhões de animais são abatidos todos os anos. Apenas para o nosso prazer. É hora de abrir os olhos. Temos de enfrentar a verdade feia e começar a viver uma vida mais compassiva.

7. VEGUCATED

No Vegucated 3 pessoas de NYC comprometem-se a uma dieta vegan por seis semanas. O documentário mostra a desconexão entre a compra de produtos de origem animal e criação de animais para alimentação e ilustra os desafios e benefícios da mudança para o modo de vida vegan.

8. THE COVE (A BAÍA DA VERGONHA)

Cerca de 32.000 golfinhos e botos são mortos no Japão a cada ano. mostra como algumas pessoas corajosas buscaram descobrir um dos assassinatos em massa mais cruéis e criminais que acontecem em Taiji, no Japão todos os anos. Sendo um documentário extremamente importante para a causa animal!

9. GOT THE FACTS ON MILK? (VOCÊ SABE TUDO SOBRE O LEITE?)

Você acha que beber leite é bom para você? Pense de novo. E assista a este documentário. Beber leite vem com uma tonelada de riscos para a saúde. Mas a indústria de laticínios gasta bilhões de dólares a cada ano para fazer você acreditar no contrário.

Clique aqui para assistir o trailer!

10. THE GHOSTS IN OUR MACHINE (OS FANTASMAS EM NOSSA MÁQUINA)

Ativista dos direitos dos animais e fotógrafo Jo-Ann McArthur parte o coração de qualquer um em uma jornada com a vida dos animais explorados e abusados. Este documentário foi dentro das fábricas de exploração, operações de peles e instalações de pesquisa. Os olhos dos animais em suas fotos dizem o suficiente. Veja por si mesmo.

11. WHAT THE HEALTH

What the Health é o filme de acompanhamento inovador dos criadores do premiado documentário Cowspiracy. O filme expõe a colusão e a corrupção no governo e nas grandes empresas que nos estão custando trilhões de dólares em saúde e nos deixando doentes. What the Health é um documentário investigativo surpreendente, e às vezes hilário, que será um abridor para todos os envolvidos com a saúde da nossa nação e com a grande influência de seus negócios.

12. FOOD CHOICES (Escolhas Alimentares)

Food Choices é um documentário feito pelo cineasta Michal Siewierski em sua jornada de três anos para expor a verdade sobre nossas escolhas alimentares, como eles nos afetam, outros e nosso planeta. Michael mergulha em explorar quais alimentos são saudáveis ​​para nós e quais conduzem a doença, quais dietas são mais saudáveis ​​e mais sustentáveis ​​para as gerações futuras, nosso meio ambiente e para nós mesmos.

13. A CARNE É FRACA

E finalmente uma produção brasileira.A carne é fraca é um documentário sobre a indústria da carne brasileira e demonstrar seus impactos com a natureza, os animais e a nossa saúde.

14. DOMINION

Dominion foi lançado na Austrália no dia 29 de março e já é uma das principais referências de documentários para aqueles que procuram entender o que acontece com os animais dentro de fazendas industriais. O filme foi escrito e dirigido por Chris Delforce e co-produzido por Shaun Monson, produtor e diretor de “Terráqueos”, documentário que ficou famoso por influenciar milhões de pessoas a deixar de consumir produtos de origem animal.

O longa metragem explora e analisa o domínio humano sobre o reino animal, expondo a crueldade da pecuária industrial através de drones e câmeras escondidas. Algumas das imagens exibidas foram captadas pelos investigadores da Animal Equality durante investigações no México, na Itália e na China. Embora o foco sejam os animais criados ​​para alimentação, o documentário também expõe e analisa outras formas pelas quais os animais são explorados e abusados ​​por seres humanos, incluindo roupas, entretenimento e pesquisa.

15- FOOD MATTERS

O documentário relaciona a saúde da humanidade à alimentação. Nutricionistas e médicos mostram através de estudos que uma alimentação orgânica, vegetariana e de preferência crua é a forma mais saudável de se alimentar.

16- MEAT THE TRUTH

O nome vem do “An inconvenient Truth”, documentário sobre a campanha educativa do ex-vice-presidente americano Al Gore, que falava sobre aquecimento global e atitudes necessárias para evitar problemas ambientais. Meat the Truth traz argumentos que explicam que Al Gore deixava de lado um ponto bem importante em suas palestras: a pecuária e seus danos ao planeta.
O documentário aborda temas como a produção de metano, a poluição da indústria e o silêncio das grandes organizações.

17- MEET YOUR MEAT (Conheça Sua Carne)

“O que você está prestes a ver aqui vai além dos seus piores pesadelos”.

É assim como esse curta produzido pela ONG internacional Peta começa e é exatamente isso que ele entrega. Na intenção de mostrar como funciona a criação de animais para a indústria e o pior que ela pode fazer, esse documentário vegano tem cenas bem fortes.

No entanto, o material é essencial porque explica as muitas formas de sofrimento pelas quais os animais passam. O abate não é o pior desse processo: os bichos passam por muitos desconfortos, falta de higiene, dores, calor, frio, doenças e coisas que nem conseguimos imaginar.

18- VEGAN

Uma mistura de Fork over knives e What the health fazem de Vegan um documentário para quem tem dúvidas sobre o veganismo e precisa se informar para dar os primeiros passos.
Apesar de ter um roteiro muito similar a outros filmes do gênero, Vegan é o único que fala mais abertamente dos medos de se tornar vegano e da necessidade de B12.

19- Live and let live (Viva e Deixe Viver)

Por que você é vegano?
Essa é a pergunta que os entrevistados respondem.É um filme onde se discute empatia com os animais, sociologia, a obviedade em escolher não consumir produtos animais e a relação das pessoas com esse estilo de vida.

20- THE GAME CHANGERS

Vegano desde 2012, um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, James Cameron, dos filmes TitanicAvatarExterminador do Futuro, entre outros, continua firme em seu ativismo. Cameron é produtor-executivo do filme The Game Changers, o mais esperado documentário vegano do ano. O diretor é Louie Psihoyos, vencedor do Oscar de 2010 com o documentário The Cove.

O ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger participa do filme mostrando seu apoio a uma alimentação sem nada animal. Embora não se apresente como vegano, Arnold afirma já há algum tempo que não é preciso comer carne para ganhar músculos.

O objetivo do longa é justamente mostrar que a ideia de que é preciso consumir animais para ganhar músculos é apenas marketing da indústria pecuária.

The Game Changers traz uma série de participações com atletas de alta performance veganos como o atual hexa campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o tenista Novak Djokovic, o levantador de peso Patrik Baboumian, que é considerado o homem mais forte da Alemanha, entre outros. Até mesmo a lenda das artes marciais Jackie Chan está no filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *